No bake peanut butter and chocolate

Estou muito feliz! Estou a celebrar com vocês os mil seguidores na página do projeto Amar Por Dois no Facebook (https://www.facebook.com/amarpor2/). Tão bom! Tão grata que me sinto.

Quando vi a notificação comecei logo a pensar no que tinha por aqui que desse para vos dar alguma alegria de volta. Ficar feliz acompanhada é muito mais quentinho e especial. Por isso, e há muito prometida, fica aqui a receita do No bake peanut butter and chocolate que publiquei no IG e no FB há algumas semanas.

Surgiu por acaso quando tentava replicar uma receita que tinha lido num outro site e do qual não tinha tomado nota. Sabia que tinha manteiga de amendoim, era doce e estava coberto de chocolate. O resto era um enigma.  Não me lembrava dos ingredientes todos nem tão pouco das quantidades, por isso decidi ir apalpando caminho e nasceu esta doçura.

Faz sucesso com os graúdos e com os miúdos.

Esta delícia é qualquer coisa de especial. Gosto de fazer e ter congelado para depois daquela refeição mais aborrecida poder adoçar a boca. Ou então para aqueles dias em que o trabalho não corre por aí além e desejamos imenso encher a boca com comida que nos dê todo o prazer que andamos a perder durante o dia. Tem chocolate, mas não deixa de ser saudável pela riqueza dos restantes ingredientes. Ao estilo de um guilty pleasure, só que não. Este é um prazer sem culpa!

Esta maravilha não tem açúcar, não tem farinhas, não tem leite, ovos ou manteiga (de origem animal), é sem glúten e super saborosa. É portanto apto a APLV, a celíacos, a intolerantes à lactose, a veganos e vegetarianos. Dá para todos os que gostam de comer bem e de forma saudável. Com esta sobremesa fácil de executar já podem levar ‘bombons’ veganos para casa dos amigos e celebrar os mil seguidores deste projeto bonito. 🥰

Mas agora a sério. Se forem fazer um jantar simpático em casa de amigos, podem fazer esta sobremesa e levar para congelar em casa dos anfitriões. Chegam lá e colocam logo na arca congeladora. No final da noite podem todos petiscar doces sem culpa.

Pode ser comido assim, vindo do frio, mas também pode ser congelado. Pessoalmente adoro congelado. Como ambos os preparados têm gordura não chega a solidificar de forma absurda, sendo fácil de trincar e muito gostoso comer assim.

Agora que escrevo estas linhas lembrei-me que tenho a arca vazia. Tenho de pôr mãos à obra.

A todos vocês que me seguem, muito obrigada por estarem desse lado. Sem vocês não faria sentido estar por aqui. 🙏❤ Que eu possa estar deste lado por mais tempo, sempre bem acompanhada. Obrigada, gente boa.

001 vegan
003 gluten
006 no eggs
002 sugar
004 dairy

No bake peanut butter and chocolate​

Receita por Gabriela Sotto MayorTipo de refeição: Sobremesa, DocesCozinha: VeganDificuldade: Fácil
Porções

40

Doses
Tamanho da Porção

20

Gramas
Tempo de Preparação

15

minutos
Tempo de Cozeduranenhum
Tempo de Repouso

1

hora
Tempo Total

1h15

minutos
Sem Glúten
Vegan

Esta é uma receita bem simples. Num processador de alimentos juntam-se todos os ingredientes, trituram-se bem e já está a base feita. Depois é só derreter o chocolate com a manteiga de amendoim para a cobertura. Os passos mais em pormenor seguem já de seguida.

Ingredientes

  • Base
  • 150g de tâmaras (descaroçadas, eu uso medjool)

  • 150g de mix de frutos secos (eu usei metade nozes e metade amêndoas com pele)

  • 100g de farinha de coco

  • 50ml de água (à temperatura ambiente)

  • 65g de manteiga de amendoim (sem açúcares ou óleos adicionados)

  • 65g de geleia de agave (ou outro adoçante líquido)

  • Cobertura
  • 200g de chocolate preto 85% (derretido em banho Maria ou no micro-ondas)

  • 50g de manteiga de amendoim (sem açúcares ou óleos adicionados)

Instruções

  • Para a base
  • Num processador de alimentos juntam-se os frutos secos e as tâmaras descaroçadas e partidas em 3 (no caso particular das Medjool que são maiores) para ajudar o processador. Dependendo da potência do processador em poucos segundos terão as tâmaras picadinhas em pedaços pequeninos.

  • Juntam-se os restantes ingredientes e tritura-se mais um pouco, até obter uma espécie de areia moldável. Em menos de um minuto todos os ingredientes estarão misturados.

  • Num tabuleiro de ir ao forno (eu usei de vidro), forrado com papel vegetal, verte-se a mistura e pressiona-se com os dedos até obter uma base uniforme e (o mais) lisa (possível). Na parte final talvez seja mais fácil pressionar com as costas de uma colher de sopa.

  • Vai ao frigorífico para endurecer enquanto preparamos a cobertura.

  • Instruções para a cobertura
  • Numa tábua de cortar e com a ajuda de uma faca grande e bem afiada corta-se a tablete de chocolate em pedaços pequeninos. Coloca-se num recipiente de vidro e leva-se a derreter (ver notas sobre como fazer).

  • Uma vez todo o chocolate derretido junta-se a manteiga de amendoim e envolve-se. Se necessário for leva-se de volta ao calor para que a manteiga de amendoim se misture um pouco mais com o chocolate.

  • De seguida verte-se o preparado na forma por cima da base que esteve a endurecer no frio. Agita-se um pouco a forma para o chocolate cobrir toda a superfície, batendo com o fundo na bancada, por exemplo (em cima de um pano para não partir o vidro).

  • Vai novamente ao frigorífico/congelador até endurecer a cobertura também.

Notas

  • Podem fazê-lo em banho Maria, ou usando o micro-ondas. Para o banho Maria coloca-se o recipiente que tem chocolate em cima de uma panela com água quente até o chocolate começar a derreter com o aquecimento que a temperatura da água trouxe ao recipiente de vidro.
  • Para o micro-ondas leva-se o vidro ao forno por 30 segundos a 600W. Desliga-se e espera-se 30 segundos sem nada fazer. Retomamos a sequência até se ver chocolate derretido no fundo. Aí mexemos o chocolate com a ajuda de uma colher de silicone, por exemplo, envolvendo os pedaços que ainda estão sólidos com os que já estão líquidos. Isso vai ajudar os sólidos a derreterem também e a uniformizar a temperatura do chocolate, para que não haja pedaços torrados.

Galeria de Imagens

depois de triturar
massa moldável
pressionar com os dedos
alisar a massa
verter a cobertura
et voilá
cropped-amar-por-dois-logo-1.png

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários