Hummus com manteiga de amendoim
Ontem enganei-me a colocar grão de molho. Em vez de 500g, como é habitual, não me lembrei de pesar e coloquei a olho, tentando igualar a quantidade de grão que faço habitualmente, só que devo ter igualado com eles já cozidos porque cozi imeeeeeeennnnnnnso grão. Nossa! A panela de pressão ficou tão cheia que até pensei que ia levantar voo. ?
Das várias comidas que planeei fazer com aquele monte de grão comecei por fazer hummus com um pequeno twist.
Usei manteiga de amendoim em vez de tahini (manteiga de sementes de sésamo).
Deem preferência à manteiga de amendoim pura. É mais saudável preferir manteigas que só têm o fruto seco (ou neste caso a leguminosa) que lhe dá o nome. Por exemplo, o ingrediente para fazer manteiga de amêndoa deverá ser apenas e somente amêndoa. Manteiga de amendoim também deve ser 100% amendoins. Mas a verdade é que há muitas marcas no mercado que para além disso incluem óleos (como o de coco ou o de palma) com a justificação de que ajuda a emulsionar e um adoçante (que pode ser açúcar ou geleias tipo agave ou ácer).
É sempre melhor para a saúde comer apenas o estritamente necessário. O adoçante e o óleo são extras completamente prescindíveis.
Para esta delícia vão precisar de:
2 conchas (de servir sopa) de grão-de-bico cozido com alguma água da cozedura
1 pé de salsa fresca
1 cs cheia de manteiga de amendoim (pura)
1 dente de alho fresco
pitada de flor de sal
sumo de limão qb
Podem juntar um pouco mais da água de cozedura se preferirem hummus mais fino.
Eu comi em cima de pão de especiarias e juntei cenoura raspada. Estava delicioso! Esqueci-me que o meu pão era um pouco doce e o contraste foi fenomenal! Só vos digo, hmmm. Não comi só o que fotografei, confesso. ?
Se preferirem hummus mais simples podem ver outra receita aqui.
Uma verdadeira delícia!!!