Bolão chocolatão

Aproveitando que estamos na semana que antecede a Páscoa dediquei-me a fazer guloseimas chocolatudas, daquelas que não são consideradas crime de tão saudáveis que são. 😁

Nesta época a escola dos miúdos passa dias seguidos a fazer propaganda a coelhos de chocolate ou ovinhos que serão oferecidos antes de virem de férias e, claro, eu gosto de lhes arranjar substitutos para não ficarem tristes. Todos os chocolates têm leite e trigo. Nós escolhemos não consumir alimentos com ingredientes de origem animal por isso estes não são elegíveis. Os chocolates ditos para criança são sempre com leite. Incrivelmente, quase todos têm também trigo entre os muitos ingredientes. O mais novo é celíaco e o mais velho tem uma ligeira intolerância ao glúten também, por isso está fora de questão dar-lhes este tipo de guloseima… e nem preciso de falar do imenso açúcar que têm.

Assim sendo, ganham uma guloseima permitida todo o ano super saudável.

O mais novo foi quem deu o nome a esta doçura. De tão grande que é chamou-lhe bolão chocolatão. Ficou muito orgulhoso por todos termos concordado que era um excelente nome. 🥰

Para fazerem esta maravilha basta juntarem alimentos secos saudáveis e prontos a comer, que tenham por casa, e envolver em chocolate derretido, de preferência com pouco açúcar. Por cá usamos o da Pantagruel de 85% cacau, aquele que, curiosamente, tem o selo de «Vegan». Faço a receita sempre a olho, mas vou tentar mostrar-vos quais as proporções utilizadas. Também poderiam usar sobras de pipocas (as cá de casa são puro milho tufado, sem açúcar ou gorduras), bolachas de milho ou arroz partidas aos pedaços, pedacinhos de tâmaras, etc. Também podem fazer sem alimentos doces, só com os puffs e os frutos secos. Fica igualmente bom.

Eu faço em grande quantidade e guardo no congelador. São ótimos vindos diretamente de lá. Nem é preciso esperar para comer.

Espero que gostem e que se divirtam a fazer também. É muito fácil e dá para se distraírem das complicações da vida por uns minutos ou até passar um bom bocado em família se convidarem as crianças a meter a mão na massa.

Desejo-vos uma excelente Páscoa, sem sofrimento e com muito amor!

Bolão chocolatão

Receita por Gabriela Sotto MayorTipo de refeição: Sobremesa, DocesCozinha: VeganDificuldade: Fácil
Porções

18

unidades
Tamanho da Porção

30

Gramas
Tempo de Preparação

15

minutos
Cru
Tempo de Repouso

1

hora
Tempo Total

1h15

minutos
Sem Glúten
Vegan

Esta é uma receita bem simples. É só juntar os ingredientes secos a gosto e envolver em chocolate derretido. Levar ao frio e já está.

Ingredientes

  • Base
  • 2 mãos de lascas de coco

  • 1 mão de sultanas

  • 1 mão de sementes de girassol

  • 2 mãos de arroz tufado (ou puff)

  • 2 mãos de flocos de milho (sem açúcar)

  • 2 mãos de bagas de goji

  • 2 mãos de mix de frutos secos

  • 3 mãos de millet tufado (ou puff)

  • Cobertura
  • 200g de chocolate preto 85% cacau (derretido em banho Maria ou no micro-ondas)

Instruções

  • Juntam todos os ingredientes secos numa taça grande. Reserva-se. Eu não meço nada quando vou fazer esta receita e uso o que tenho em casa, podendo variar os ingredientes e as suas quantidades de vez em quando.

    arroz, millet, milho, goji e frutos secos
  • Numa tábua de cortar e com a ajuda de uma faca grande e bem afiada corta-se a tablete de chocolate em pedaços pequeninos. Coloca-se num recipiente de vidro e leva-se a derreter (ver notas sobre como fazer).

  • Depois de derreterem o chocolate vertem sobre os ingredientes da taça e envolvem muito bem. Vai parecer pouco chocolate, mas à medida que forem envolvendo todos os alimentos vão ficar cobertos. Só têm de ser pacientes e envolver por 2 ou 3 minutos.

    envolver no chocolate
  • Retiram uma porção da mistura e enchem forminhas de silicone. As forminhas são o ideal, porque como nada parece colar nesta fase em que o chocolate está derretido as forminhas seguram a mistura e dão forma ao bolão.

  • Vai ao congelador ou ao frigorífico para endurecer. Eu uso o congelador.

Notas

  • Podem fazê-lo em banho Maria, ou usando o micro-ondas. Para o banho Maria coloca-se o recipiente que tem chocolate em cima de uma panela com água quente até o chocolate começar a derreter com o aquecimento que a temperatura da água trouxe ao recipiente de vidro.
  • Para o micro-ondas leva-se o vidro ao forno por 30 segundos a 600W. Desliga-se e espera-se 30 segundos sem nada fazer. Retomamos a sequência até se ver chocolate derretido no fundo. Aí mexemos o chocolate com a ajuda de uma colher de silicone, por exemplo, envolvendo os pedaços que ainda estão sólidos com os que já estão líquidos. Isso vai ajudar os sólidos a derreterem também e a uniformizar a temperatura do chocolate, para que não haja pedaços torrados.
001 vegan
003 gluten
006 no eggs
002 sugar
004 dairy

Galeria de Imagens

lascas de coco, sultanas e sementes de girassol
arroz tufado, millet tufado, flocos de milho, bagas de goji e frutos secos
envolver muito bem no chocolate derretido
retirar uma porção
colocar nas forminhas
a sair do congelador
pronto a comer
cropped-amar-por-dois-logo-1.png

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários