Burritos de tofu e lentilhas

O meu mais velho, no alto dos seus 7 anos, idolatra as personagens dos desenhos animados que segue, e, como consequência, os seus costumes e características. Às custas disso pediu-me tacos. Eu, cheia de boas intenções, decidi fazer-lhe a vontade. Estou eu a finalizar os ditos e vem ele: «mas isso não são tacos, são burritos!» Pronto, confesso, eu enrolei-os e, ao que parece, não o devia ter feito. ? Mas como eu tenho um filho maravilhoso ele disse que não se importava de comer burritos e que até parecia que iam ficar bons! ?

Portanto, o que vos trago hoje são burritos, ou burritacos como lhes chamamos durante a degustação. ?

Para estes maravilhosos não tacos vão precisar de:
1 embalagem de wraps (a minha tinha 6 unidades)
1 chávena de milho congelado
1 embalagem de tofu fumado (eu usei bio da Natursoy, o meu preferido)
500ml de lentilhas vermelhas cozidas (bio)
2 tomates chucha
1 cebola doce
2 dentes de alho
4 tomates secos (ao sol, bio)
3 cenouras (bio)
azeite qb
– Para o caiju:
1 mão cheia de cajus
1cs de alho em pó
1cc de flor de sal
2 cs de azeite de baixa acidez
2 cs de levedura nutricional (é o que dá o sabor a queijo)
água qb

É super fácil de fazer.

A primeiríssima coisa a fazer é colocar os cajus de molho por, pelo menos, 2h. O ideal seria durante a noite. Podem usar água quente para acelerar o processo. Reservam.

Lavam as lentilhas com o auxílio de um escorredor de trama fina e depois colocam-nas de molho no triplo da água. Sim, as lentilhas vermelhas cozem rapidamente sem estarem demolhadas, mas ficam muito mais cremosas e facilmente digeríveis se forem demolhadas. Podem deixar durante a noite ou apenas o tempo que deixarem os cajus, sempre facilita o vosso planeamento.

Na hora de preparar a refeição, passam as lentilhas por água corrente (no escorredor usado anteriormente) e colocam-nas a cozer em água nova com uma rodela de gengibre. Água até cobrir e mais um pouco, como se colocassem mais meia altura das lentilhas de água. Coze 10 minutos em lume médio alto, sempre com vigilância para não agarrar ao fundo.

Enquanto isso, numa frigideira antiaderente colocam a cebola às rodelas, o alho picado e o tomate seco muito bem picadinho com um fio generoso de azeite. Refogam até a cebola amolecer e ganhar a cor do tomate, mexendo sempre. Trituram os tomates frescos (eu usei um copo alto e a varinha mágica) e juntam ao refogado. Sempre com o lume alto vão mexendo enquanto o tomate fresco borbulha por cerca de 2 minutos. Juntam o milho congelado e mexem novamente. Tapam e deixam fervilhar novamente (porque com a introdução do milho a mistura arrefeceu). Cortam o tofu aos cubinhos e juntam aos restantes ingredientes envolvendo bem. Tapam novamente. Deixam cozinhar cerca de 8 minutos sempre a fervilhar. Juntam as lentilhas cozidas (em princípio sem escorrer, porque deve ter ficado uma papa). Envolvem mais uma vez. Reduzem para lume brando. Descascam as cenouras e ralam no ralador mais fino, ficando pequenos fios. Quando já tiverem desligado o fogão juntam as cenouras raladas e envolvem bem.

Preparam uma assadeira retangular. Colocam cerca de 3 colheres bem cheias do preparado no centro de cada wrap formando um retângulo de ponta a ponta.

recheio delicioso
recheio delicioso

Depois fecham-no. Enrolam uma parte por cima do recheio e a outra por cima desta. Com cuidado transferem para a assadeira com as partes sobrepostas voltadas para baixo para não abrirem. Repetem a operação para os restantes wraps.

Descartam a água da demolha dos cajus e colocam-nos num copo alto com os restantes ingredientes do caiju. Eu coloquei o dobro do volume dos cajus de água, para o queijo poder ficar fluido. Trituram muito bem com a varinha mágica (ou um processador pequenino, porque é pouca quantidade). Vertem o caiju por cima dos burritos cobrindo-os. Se gostarem alisam para ficar mais homogéneo.

caiju antes de ir ao forno
caiju antes de ir ao forno

Levam ao forno pré-aquecido a 190º por 20 minutos ou até o caiju dourar ligeiramente.

caiju dourado depois de sair do forno
caiju dourado depois de sair do forno

Ficaram maravilhosos. Mesmo saborosos. Os miúdos adoraram! Eu comi sempre a comentar que estava mesmo bom! ? Como os miúdos levam almoço para a escola e a receita rendeu 6, dois dos burritos estavam proibidos, então ficamos todos a lamentar não podermos comer mais. ? Na verdade, comemos mais do que o suficiente, mas como foram um grande sucesso estivemos todos a lutar pelos que estavam sossegadinhos na assadeira. ?

Têm de experimentar, e depois venham cá contar como foi!

Nota sobre os wraps: não costumo comprar wraps. Primeiro porque, felizmente, tenho a possibilidade de fazer, depois porque os ingredientes são de fugir. Estes que comprei, apesar de ter comprado de agricultura biológica e tal, não são exceção. Têm 4 tipos de açúcar, por exemplo: açúcar de cana – que facilmente toda a gente identifica como sendo pouco saudável – e maltodextrina, glicose e dextrose – que nem todos sabem que são açúcares só que com outros nomes. Por isso, comam quando o rei faz anos, ou quando um dos vossos rebentos quiser muito ser uma personagem de desenhos animados. ?

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários