Tofu e cogumelos Portobello no forno

Já fiz esta receita várias vezes. Umas vezes só o tofu, outras só os cogumelos e variei no acompanhamento. E nunca falha. Há sempre algum silêncio à mesa! Toda a gente com crianças por perto sabe que silêncio à mesa é sinónimo de manjar muito apreciado.

O tofu exige alguma preparação para que fique realmente saboroso, mas não é nada difícil. Só pede que pensemos nele com antecedência. Uma marinada umas poucas horas antes ou mesmo durante a noite é o ideal. Cada um poderá usar os temperos que mais aprecia e depois é forno com ele. Mas eu conto-vos como fiz.

Para este petisco vão precisar de:
500g de tofu bio natural
250g de cogumelos Portobello
Molho Tamari qb (molho de soja sem trigo na sua composição)
Orégãos, alho em pó
Fio de azeite generoso
Farinha de aveia (sem glúten) ou de arroz qb

Nunca é demais dizer-vos que compro tofu biológico natural, daqueles que só tem mesmo grãos de soja e nigari (que é o coagulante). Retirei o bloco de tofu do saco e coloquei-o entre folhas de papel de cozinha ou um pano limpo e apertei para retirar a maior parte do soro que trazia quando embalado. Como é poroso vai absorver os temperos que lhe pusermos, mas se tiver ainda bastante soro acaba por absorver pouco e fica menos apetitoso. Portanto é importante espremer bem o tofu. Depois cortei-o em cubos médios, de cerca de 3 cm. Num tupperware grande juntei azeite, molho Tamari, alho em pó e orégãos. Mexi bem e coloquei o tofu nesse tempero. Fechei o tupperware e abanei-o até o tofu ganhar a cor do tempero. Reservei. Durante a tarde, de vez em quando, fui abanando e virando o tupperware de lado, para que o tofu pudesse ficar homogeneamente temperado.

Os cogumelos temperei na hora. Cortei os 2 cogumelos em cubos, com cerca de 3 cm como fiz com o tofu. Os pés também cortei ao meio, pois eram bastante grandes. Numa taça molhei-os com Tamari e polvilhei com alho em pó. Envolvi-os com uma colher até todos os pedacinhos terem absorvido o molho. Polvilhei-os com farinha de aveia, uma colher de sopa de cada vez, e fui envolvendo até ficarem secos por fora.

Repeti o processo com o tofu. Polvilhei com farinha, fechei o tupperware e abanei. Coloquei mais farinha (uma colher de cada vez) e repeti o movimento. Só parei quando o tofu já não mostrava o seu tempero, ficando seco ao toque. Poderia ter usado uma colher para envolver, mas como o tofu é frágil ter-se-ia desfeito e não era o desejado. Abanando o tupperware (com ele fechado) a farinha vai-se encostando aos cubinhos e já não há desperdício de tofu para a colher.

Tofu depois de temperado.
tofu depois de temperado
Cogumelos a ser enfarinhados.
cogumelos a ser enfarinhados

Foi ao forno, pré-aquecido a 190º, por 30 minutos.

Comemos com brócolos a vapor (verde sempre muito bem recebido pelos miúdos), misturei duas massas em espiral sem glúten (uma de trigo sarraceno e outra de milho) e umas amêndoas tostadas.

Comidinha assim faz sempre um prato bonito.
O tofu fica crocante à saída do forno.

O tofu ficou muito bom. O mais velho chamou-lhe esponjinhas de tofu. Aproveitou para comer de pauzinhos. Eles adoram comida que dê para ser comida com pauzinhos. Os cogumelos fizeram a delícia dos adultos. Estavam salgadinhos do Tamari e macios. Mesmo uma delícia.

Pega perfeita de um pedacinho de cogumelo.
pega perfeita de um pedacinho de cogumelo
Um cubo de tofu numa mãozinha azulada de tinta dos carimbos.
um cubo de tofu numa mãozinha azulada de tinta dos carimbos

Como vos digo sempre, comida simples, saborosa e 100% vegetal.

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários