O Grão-de-bico é a minha leguminosa preferida. Pelo seu sabor e versatilidade.

Comprar leguminosas secas, demolhar e cozer em casa é muito mais barato e saboroso. Desde que se coza em quantidade. Pelo menos um pacote de cada vez, ou, para quem compra (e bem) a granel, 500g será o suficiente para diminuir o gasto e o trabalho. Mas nem sempre é fácil guardar os (cerca de) 1200g de grão cozido com que ficamos. Às vezes também não nos apetece estar sempre a comer o mesmo sabor e demora para acabar tanto grão. Cá em casa somos 4 e come-se num instante, mas sei que aí por casa podem ser só 2 ou mesmo apenas um e aí a história muda de figura. Este workshop vai ajudar-vos a conhecer ou a relembrar a versatilidade do Grão e a aumentar a sua digestibilidade. Com 500g de grão seco, demolhado e cozido, poderão fazer, de uma assentada, uma entrada, dois pratos principais (um para o jantar e outro para o almoço do dia seguinte, por exemplo), uma sobremesa, e um lanche para levar para o emprego ou colocar na lancheira dos miúdos. Vários sabores, salgados e doces, com a mesma fonte de proteína, para 4 pessoas. Tudo com um pacote de grão!

O workshop acontecerá online, via Zoom, diretamente da minha cozinha. Os interessados que confirmarem a sua inscrição, através de transferência bancária, receberão antecipadamente a lista de ingredientes que deverão ter à disposição se quiserem cozinhar em simultâneo comigo. Se quiserem só assistir também podem, mas imagino que vão ficar com muita água na boca!

Workshop online (via Zoom)

Receitas doces e salgadas com Grão-de-bico
Entrada: Hummus (dois sabores)
Pratos principais: Salada de grão-de-bico & Almôndegas de grão e nozes com maionese de abacate
Sobremesa: Cremoso frio de coco
Lanche/snack: Bolachas de grão e amêndoa

Menu 100% vegetal.

Abertas as inscrições. 20 de junho das 10h às 12h30. Valor da inscrição 18€.
Para assistir/participar enviem e-mail para amarpordois @ gmail.com.

Curiosidade: Foi a primeira leguminosa que o meu mais novo provou e comeu. Ele não aceitou a introdução alimentar de forma típica. Uma colher na frente dele era sempre arremessada para bem longe e interesse só mesmo nas minhas mamas. Então apostamos no método BLW (baby led weaning) em que ele é que decidia quando estava pronto e interessado em comer alimentos sólidos. O Grão-de-bico é muito fácil de descascar depois de cozido. É só segurar o grão entre o indicador e o polegar, apertar ligeiramente, e a casca sai, tipo tremoço, mas com muito menos resistência. É rico em ferro, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, beta caroteno e várias vitaminas. Por isso é muito bom para ser o primeiro ‘feijão’ do nosso bebé.

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários