Hoje o jantar foi bem simples, mas muito saboroso. Não tinha quase nada, mas sabia a muito. Tinha 4 ingredientes. Se contarmos com o fio de azeite e com a alface da horta do meu pai já caímos no exagero de serem precisos 6 ingredientes para uma refeição.

Quando abri o frigorífico não havia legumes. Na arca também não. Nós comemos legumes no prato em todas as refeições, independentemente de haver sopa ou não. Com o mais velho a fazer aula de ballet online, não podia deixá-lo sozinho e ir ao supermercado. Tinha cozido lentilhas de manhã, sobrara um pouco do molho que tinha feito para o almoço, mas só chegava para 1, somos 4. Decidi fazer batatas, que os miúdos adoram. Tinha mesmo ao certo batatinhas pequenas para assar. Queria batatas cozidas. Ora, batatas cozidas e lentilhas cozidas não fica muito apelativo. Então vi cebola numa prateleira, tomate seco num frasco. Tinha o jantar feito!

Cortei em rodelas muito finas 3 cebolas doces médias. Piquei 3 tomates secos muito pequeninos. Juntei-os numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Salteei em lume forte, mexendo sempre, por uns 3 minutos (não contei), só até a cebola começar a murchar. Depois reduzi para lume brando (pus no 3 na minha placa de indução que vai até 9, mas as placas são todas diferentes, por isso, vale o que vale) e tapei. A cebola assim sua, ganha uma certa humidade que vai ajudá-la amolecer e a ficar tenrinha. As batatas só foram lavadas e cortadas em 4. Depois de as batatas cozerem juntei-as à cebola e envolvi até começarem a dourar com o caramelizado da cebola (com o fogão desligado). Aqueci as lentilhas e servi. Fez um enorme sucesso.

Nota 1: Não usei sal. Não mencionei por esquecimento, mas sim, porque (regra geral) não uso. O tomate seco é desidratado com sal e já salga a comida, o suficiente para nós. Mesmo quando não coloco tomate seco, não uso sal. Com o tempo, as nossas papilas gustativas habituam-se a não consumir comida salgada por sal adicionado e começam a apreciar o sabor característico (e sem disfarces) dos alimentos. Muitas vezes, com pouco, comem-se refeições saborosas e ainda mais saudáveis.

Nota 2: As batatas foram cozidas com casca. Rara é a vez que comemos batatas descascadas. A batata branca não é propriamente rica em nutrientes, é quase farinha refinada, por isso, a fibra presente na casca ajuda a diluir o impacto destes hidratos de absorção rápida.

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários