Bolinhas de lentilhas vermelhas e rama de beterraba

Lembram-se dos burritos que fiz há dias? Para estas bolinhas usei o que sobrou das lentilhas vermelhas cozidas, juntando mais uns pozinhos de perlimpimpim. Mais uma receita que poderá servir para diminuir o desperdício alimentar aí por casa. ?

Para estas maravilhas vão precisar de:
2 chávenas de rama de beterraba cortada em pedaços pequenos
4 tomates secos (bio e secos ao sol)
1 cebola roxa
Azeite qb
3 cenouras (bio)
1 chávena e meia de lentilhas vermelhas cozidas
½ chávena de farinha de milho integral (bio)
¼ de chávena de farinha de arroz integral (bio)

Numa frigideira antiaderente refogam a cebola, o tomate seco picadinho e a rama de beterraba, mexendo sempre até a cebola amolecer, ganhar a cor rosada do caule da rama e a própria rama murchar um pouco.

Numa frigideira antiaderente refogam a cebola, o tomate seco picadinho e a rama de beterraba.

Desligam o fogão e juntam as cenouras raladas no ralador fino (para obterem uns fios finos), as lentilhas e as farinhas. Misturam tudo com uma espátula até que fique um pouco homogéneo.

Juntam as cenouras raladas no ralador fino (para obterem uns fios finos).
E as lentilhas e as farinhas.

Não é uma massa melada, é até um pouco seca e desagregada. Com as mãos fazem bolinhas apertando a massa. Não dão para rolar porque se desfazem. A ideia é apertar a massa, como se a quisessem espremer, com cuidado, formando algo parecido com bolinhas. Apertam uma porção, rodam-na na palma da mão e apertam novamente. Podem pedir aos miúdos para ajudar. Vão ficar todos felizes por estarem a fazer o jantar e até vão comer com mais gosto! Os meus adoraram ajudar. O mais novo com apenas 35 meses copiou o meu gesto na perfeição. Eu uso uma mão só para fazer as bolinhas. Fiquei muito espantada e orgulhosa. ? O mais velho também ajudou e trabalhou muito bem. ?

as minhas mãozinhas
as minhas mãozinhas
as mãozinhas do mais velho
as mãozinhas do mais velho

Eles adoram ajudar na cozinha. Até se pegam para ver quem vem ajudar primeiro. ?

Ficaram muito boas. Os miúdos comeram o dobro do esperado. ? Sabem ligeiramente a broa, por causa da farinha de milho e até um pouco (muito pouco) na textura. Foi uma bela surpresa.

Servi com quinoa cozida, salpicada com sultanas e amêndoas torradas.
Ficaram ótimas.

Servi com quinoa cozida com shoyu, salpicada com sultanas e amêndoas torradas e tomatinhos cherry (da horta do meu papá). Uma delícia!

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários