Apesar de haver cada vez mais gente a comer do lado verde, e outras abertas à mudança, nem tudo é linear. E as preocupações aparecem quando o nosso filho está na escola e vê os outros a comer comida tradicional. Apesar do colégio ter oferta vegetariana uma vez por semana e por pedido nosso conseguirem fazê-lo diariamente, ele prefere comer a minha comida. Por isso leva comida de casa todos os dias.

Cá por casa nunca comemos comida com nome, isto é, pratos conhecidos e característicos de uma ou outra zona do país ou até do outro canto do mundo. Mas reparei, ou tomei consciência, que a ementa da escola tem muita comida assim. Então era imperativo começar a fazer comida semelhante, com nome, de maneira que ele identificasse e reconhecesse a gastronomia típica, e se sentisse incluído. Embora, claro, a nossa não tenha ingredientes de origem animal como a comida dos colegas.

Bolonhesa de lentilhas foi o primeiro prato com nome que fiz e tive a feliz ideia de tomar nota da receita à medida que ia inventando.

Ingredientes:
1/2 cebola doce
Azeite qb
1 cs de alho em pó
4 tomates secos
1/2 copo de vinho branco
550 ml de tomate fresco
180 g de cogumelos brancos
1/2 copo de milho doce congelado
1 cc de orégãos
1 cc de manjericão
400 g de lentilhas (verdes, castanhas)

Numa frigideira coloca-se a cebola picadinha, o azeite, o alho em pó e o tomate seco picadinho. Eu uso azeite de baixa acidez (como o primeiro azeite do bebé). Deixa-se refogar até a cebola ficar translúcida. Deita-se o vinho e espera-se que evapore ligeiramente. Juntam-se os tomates frescos (com pele porque a fibra não é para desperdiçar) triturados, o milho e os cogumelos picadinhos. Tempera-se com orégãos e manjericão. Eu não uso sal, mas se usarem é nesta fase que podem colocar uma pitada. Envolve-se cuidadosamente e tapa-se. Deixa-se ferver tapado por 5 minutos. Depois juntam-se as lentilhas previamente cozidas e escorridas. Podem usar qualquer tipo de lentilhas (verdes, castanhas). Preferencialmente cozidas em casa, por ser mais saboroso e económico. Ferve novamente, apenas para aquecer as lentilhas e desliga-se. Serve-se com massa a gosto.

bolonhesa de lentilhas

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários