LIVE Nuno Meireles

Conheci o Nuno no doutoramento. Éramos da mesma turma, apesar de as nossas especialidades serem distintas. Fazíamos um doutoramento em Estudos da Criança. A minha era de Comunicação Visual e Expressão Plástica (que agora deve ter um nome bem diferente) e a dele era da área Dramática (e também não sei como se chamava esta especialidade na altura). Ele era o gajo do Teatro e eu a gaja da Ilustração. Curiosamente, conhecemo-nos na Universidade do Minho, mas éramos ambos do Porto, ele mais do centro da cidade e eu dos arredores. Não éramos vegetarianos na altura, nem imaginávamos o que o futuro nos reservaria. Mas dávamo-nos bem. Muitas e boas conversas trocamos naqueles tempos.

Volvidos estes anos o Nuno mudou um pouco o rumo da sua investigação.

«Nuno Meireles, atualmente é estudante do Doutoramento (com bolsa FCT) em Materialidades da Literatura da FLUC (procurando investigar o teatro de Gil Vicente). É licenciado em Estudos Teatrais pela ESMAE-IPP, e tem sido docente de Teatro. O Nuno é vegetariano desde 2013, seguindo exemplos de amigos, literatura e a ideia de um mundo melhor. Gosta especialmente de sandes de tofu.»

Esta nossa conversa sobre os caminhos do vegetarianismo foi absolutamente fabulosa. Ele é imensamente rico em humor, saber ser e em ver o mundo como todos deveríamos ver, um bem comum que precisa de muito cuidado e – agora acrescento eu – pitadinhas de amor.

Algumas referências que o Nuno deixou:
– o romance com uma figura que se interroga se não vive num paradoxo: https://www.bertrand.pt/livro/elizabe…
– o livro que relata friamente as condições em que o ser humano explora todos os outros animais: https://www.fnac.pt/Libertacao-Animal…
– o documentário em que se mostram os modos cruéis em que levamos os outros animais a viver e morrer, para que nos sirvamos deles: https://www.youtube.com/watch?v=3XrY2…
– uma amiga poeta, que traz tópicos animais para a sua poesia: http://bibliotecariodebabel.com/tag/a…

Por isto e por tudo o resto vale a pena ver.

O teu feedback é muito importante para mim. Coloca um Like para eu saber que gostaste desta conversa. Subscreve o canal para receberes todos os conteúdos que vão surgindo por lá e o blogue também. Só assim saberei como melhorar o meu conteúdo.

Contigo a caminhada é bem mais agradável. ??

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários