Canjinha de cogumelos

Quem gosta de canja? Do quentinho do caldo, da maciez da massa, da facilidade com que aquecemos em poucas colheradas… A versão vegana tem isto tudo e ainda nos deixa com a barriga bem-disposta e com a alma leve.

O meu mais velho gosta muito de canjinha. O mais novo nem por isso. Implica com o líquido, apesar de gostar muito de massa. Recordo-me, há uns anos, de ter visto um casal amigo a comer canja e um queria o líquido todo com apenas algumas massinhas a boiar e o outro só queria a massa sem caldo algum. Era de rir. Mas, lá está, completavam-se, até nisso. ?

Os meus filhos são parecidos com o tal casal amigo. ?

Para este confortinho vão precisar de:
1 cebola doce média
2 dentes de alho
Fio de azeite (eu usei de baixa acidez)
2L de água (destes 500ml foram de água de cozer grão)
250g de cogumelos (eu gosto de usar pleurotus)
2 cenouras grandes (≈ 190g)
1 curgete média (≈ 270g)
2cs de tamari
Flor de sal qb (opcional)
100g de massa pequenina (pevides, letras, etc)

A preparação é muito simples. Rala-se a cenoura e a curgete na parte mais larga do ralador manual. Cortam-se os cogumelos em juliana. Reserva-se.

Rala-se a cenoura e a curgete no lado maior do ralador manual.

Corta-se a cebola às rodelas e lamina-se os dentes de alho. Com tudo preparado, numa panela pequena, refoga-se a cebola e o alho no fio de azeite, só até alourar e amolecer a cebola. De seguida junta-se a água, os cogumelos, as cenouras e a curgete, o tamari e a flor de sal (se usarem). Deixa-se ferver e cozinhar por 10 minutos.  Depois junta-se a massinha e deixa-se cozinhar por mais 10 minutos (ou pelo tempo de cozedura que vem na embalagem da massa escolhida). A foto que vos deixo é de quando ainda comíamos massinha de letras (de trigo). Esta semana fiz com massinha sem glúten (de milho, arroz e milho-miúdo) em forma de anéis. Umas mini argolinhas. Mas não tirei foto. Quando desligarem o fogão vai parecer que é pouca massa, mas mesmo depois de desligado a massa continua a aumentar de volume e fica tudo mais compostinho.

Esta canjinha é qualquer coisa de muito bom!

Em dias frios é uma delícia. Adoro segurar a tigela e comer com ela chegada a mim. Aquecer as mãos e a barriguinha ao mesmo tempo.

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários