Douradinhos de tofu
O mais pequeno pediu douradinhos, porque os amigos comeram no almoço. E a mamã faz tudo o que os miúdos pedem. Pelo menos tento que não se sintam em privação. Nem sempre consigo, principalmente se o pedido for muito fora do saudável. Quer dizer, conseguir consigo, mas nesses casos não quero. 🙈😁 No caso dos douradinhos é mesmo fácil deixá-los felizes.
Estes douradinhos de tofu têm uma dose extra de amor. Não só porque faço sempre com a intenção de os deixar sorridentes e felizes (e não só bem nutridos), mas também porque são formalmente uns belos corações. Eles ficaram muito contentes e entusiasmados. Ainda brincamos de «de quem é o coração que estou a comer?» Foi uma risota. E é nestas alturas que acho que fiz pouca comida. 😂
Ainda assim guardei estrategicamente uns quantos para montar as marmitas do dia seguinte e só depois abri os portões à assadeira. 😋
O pequeno disse enquanto se deliciava: «estes são mesmo douradinhos». É que eu já tinha feito uma vez e não tinham ficado amarelitos. Na altura ele gostou de comer, mas como os olhos não ficaram assim tão satisfeitos ele teve dificuldade em gravar na memória como sendo um bom episódio. 😂 E desta vez estava visivelmente feliz! Sucesso.
Eu servi os douradinhos com molho de grão e aquafaba (a água de cozer o grão), arroz preto cozido e couve penca salteada.
Parece um desperdício fazer formas com o tofu, já que há muitas sobras, mas as sobras podem ser usadas no dia seguinte (ou no prazo de 3/4 dias) em tofu mexido. Veja o Penne com molho de tomate e beterraba e tofu mexido do blogue. Nada se perde, tudo se transforma!
Esta é um receita super fácil de fazer sem ingredientes de origem animal. Basta fazer uma boa marinada para o tofu e temos douradinhos cheios de sabor.
E aí por casa gostam de douradinhos de tofu?
Douradinhos de tofu
Receita por Gabriela Sotto MayorTipo de refeição: Refeições principaisCozinha: VeganDificuldade: Fácil5
Doses125
Gramas15
minutos25
minutos4
horas4h40
minutosEsta é uma receita de sucesso. Ficam crocantes e muito saborosos. 😋 Melhores que os tradicionais. 😜
Ingredientes
- Tofu
500g de tofu natural bio
- Marinada
250g bebida vegetal de aveia
15ml (1 colher de sopa) de geleia de agave (ou outro adoçante líquido) - opcional
45ml (3 colheres de sopa) de Tamari (molho de soja sem trigo/glúten)
1 colher de sopa de alho em pó
Sumo de 1 limão
1 colher de café de açafrão
1 colher de sopa de tomilho
1 colher de sopa de orégãos
- Para panar
125g de flocos de milho bio (sem glúten ou açúcar adicionado)
Instruções
- Preparar a marinada
Num recipiente de (preferência de) vidro, bem largo/comprido de forma a caberem todos os corações que se irão cortar, colocam-se os ingredientes da marinada e mistura-se um pouco com um garfo.
- Preparar o forno
Liga-se o forno a 180º com ventilação.
- Cortar o tofu
Depois de retirado o tofu da embalagem é preciso secá-lo o mais possível, para que consiga absorver melhor os temperos. Para isso usa-se um pano de cozinha limpo ou folhas de papel de cozinha para envolver todos os lados do bloco e apertar com firmeza todas as faces. É preciso ter alguma atenção na força que se usa, pressionando sem desfazer o bloco.
Depois de retirado todo o excesso de líquido exterior, corta-se o bloco em fatias com cerca de 0,5cm. De seguida deve ser repetido o primeiro passo em cada fatia, isto é, devem secar-se todas as fatias para, mais uma vez, retirarmos a maior parte do líquido que vinha com o tofu e a marinada ter oportunidade de temperar com mais eficácia.
Usando um cortador em forma de coração (ou outro, mas não ficaria tão amoroso 😝) retiram-se de cada fatia os corações possíveis. O meu cortador tem cerca de 4cm pelo que consegui 2 corações por cada fatia, como poderão ver na imagem.
Depois colocam-se espalhados no recipiente da marinada, sem sobrepor, para que todos os corações possam absorver uniformemente os temperos. Abanam um pouco o recipiente para o líquido cobrir também os pedaços de tofu e reservam por várias horas. Eu deixei por 4h. Preparei a meio da tarde para fazer ao jantar. Quanto mais tempo deixarem a repousar mais apetitoso ficará.
- Panar o tofu
Trituram-se os flocos de milho até formar um granulado fininho, mas sem se transformar em farinha.
Coloca-se este preparado numa taça onde caiba bem um coração e fique bem cheiinho para podermos virar o pedaço sem dificuldade.
Com o auxílio de dois garfos pega-se em cada pedaço, molha-se um pouco por todo a marinada, e coloca-se dentro da taça do preparado de flocos de milho. O objetivo é fazer a farinha colar no tofu humedecido. Para isso, com os garfos, atira-se um pouco da mistura para cima do tofu até estar completamente coberto. Certifique-se que está todo coberto virando o pedaço na mistura com o auxílio dos garfos sempre com cuidado.
Transfere-se o panado para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal ou tabuleiro de silicone. Disponha-os ligeiramente afastados.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º por 25 minutos ou até dourar.
Serve-se de seguida.
Notas
- Aconselho a que usem um recipiente de vidro em vez de plástico, por exemplo, porque o Tamari tem tendência a tingir as superfícies mais porosas.
- Podem usar outros temperos para marinar o tofu.
- Poderão sempre preparar esta receita com antecedência, deixando a marinar de um dia para o outro.
- Os flocos de milho é que dão a cor amarelada ao panadinho.
- As sobras guardam-se num recipiente com água no frigorífico até 4 dias. Quando for usar escorre-se a água, retira-se o excesso de água com um pano ou papel de cozinha e tempera-se a gosto, para um tofu mexido, por exemplo. Tem receita no blogue.