Guisado de grão com acelgas e castanhas
Quando comprei as acelgas não sabia bem o que ia cozinhar. É assim a maior parte das vezes. À medida que as fui preparando fui pegando num e noutro ingrediente e o prato foi crescendo.
Ficar presa a receitas, no meu caso, nem sempre é o ideal. Gosto da liberdade, ou do jogo, de inventar, de encontrar soluções mais em cima da hora. Talvez seja a adrenalina, sei lá. ? Vidas com pouca aventura se calhar vibram com estas pequenas coisas.
Agora com os dias mais frios já apetece uma comidinha com molhanga onde se possa passar o pão.
Para este guisado vão precisar de:
1 molho de acelgas (bio)
800ml de grão-de-bico cozido
3 tomates frescos
1 embalagem de tofu fumado (bio)
2 mãos de castanhas congeladas
3 cenouras (bio)
¾ de chávena de ervilhas congeladas
1cs de alho em pó
1cc de açafrão
1cc de gengibre em pó
1cs de ervas de Provence
2 pés de salsa fresca
Azeite qb
1 cebola doce
Flor de sal qb (opcional)
Numa panela grande colocam a cebola às rodelas, as cenouras aos cubinhos, o azeite e as especiarias e as ervas a refogar, mexendo sempre, até dourar e amolecer a cebola. Juntam os tomates frescos triturados (eu usei um copo alto e a varinha mágica) e a salsa fresca picadinha. Quando ferver juntam os restantes ingredientes: as acelgas cortadas, o tofu cortado em cubinhos, as castanhas congeladas, as ervilhas congeladas e o grão-de-bico. Se usarem sal é agora que o adicionam. Colocam água a cobrir todos os ingredientes. Deixam ferver, tapam e reduzem para lume médio. Cozinha por 25 minutos.
Serve-se assim ou com pão cortado em pedacinhos, em jeito de açorda.
As castanhas dão um travo adocicado ao molho, que me agrada imenso. O mais velho não achou graça, apesar de gostar de castanhas (e de ter comido tudo). O mais novo molhou o pão. ?
Vou experimentar… parece-me muito bom.