Hummus
Estou eu na cozinha a preparar o que faltava para completar o jantar e o mainovo (do alto dos seus 33 meses) pergunta entre dentes (como que a tentar que não o ouvisse, mas mesmo assim sabendo que se estava a portar bem pedindo-me autorização) se podia comer um grissino. Grissino esse que estava perto de uma taça com hummus que já se via que estava tocada por dedos minúsculos e papudos. Respondo de imediato que não, argumentando que ainda não estava pronto e que o chamaria assim que estivesse. Tudo verdade. Parado, olha para mim por uns segundos, depois diz, mexendo-se de imediato: «vou escolher os talheres para mim. E para ti e para o mano». Estava com fome, só pode! ? Desatou a pôr a mesa. E que bem! Quando dou nova espreitadela tinha-se sentado e diz: «Já estou pronto!» Não tive alternativa! Fui encurralada. ? Tive de o servir.
Comeu a sopa em três tempos. Entretanto o irmão, que demorara a sentar-se, quando viu o hummus e os grissinos e, mais importante (que quase tudo no mundo), a cenoura crua em palitos, ligou o turbo e terminou a sopa em dois tempos. ? Ai, se fosse assim todos os dias!
Ao empratar a comida do mais velho ele viu o que eu não vi e obrigou-me a fotografar a «maravilha de cara» que eu tinha criado. Acrescentou-lhe o cabelinho. Eu não vi nada do que ele me disse, mas é aí que reside a beleza da leitura de imagens: cada um vê o que vê.
O mainovo foi na onda do mais velho e aumentou um nico, escolhendo um prato «bonito», como eles chamam aos pratos diferentes e desirmanados que a mamã deles usa para fotografar. ? «Quero o das folhinhas, mamã».
A mamã deles foi na onda, que já vai grande, do mais velho e do mainovo e criou uma cara catita só para ela.
Para o hummus vão precisar de:
400g de grão-de-bico cozido
50g de tahini (manteiga de sementes de sésamo)
4 tomates cherry
2 dentes de alho
4cs de azeite (de baixa acidez, eu uso de bebé)
Sumo de 1 lima
Pitada de flor de sal
Água de cozer o grão qb
Basta colocar todos os ingredientes num processador (ou usar a dupla copo alto e varinha mágica) e triturar até ficar um creme. Pode ser mais ou menos macio conforme o gosto. Por essa razão a água de cozer o grão deve ser adicionada pouco a pouco até atingir a textura desejada. Nós gostamos mais espesso.
Podem encontrar outra receita de hummus (com twist) por aqui.
[…] Se preferirem hummus mais simples podem ver outra receita aqui. […]