Folhado de tofu fumado e grão-de-bico

Servi este folhado num almoço de aniversário. Fez sucesso! É muito simples, mas ficou muito agradável. E depois de editar a receita fiquei a salivar! Só vos digo, façam! ?

Para esta maravilha vão precisar de:
Massa de pão (eu fiz de raiz, e aconselho, mas, se não estiverem para aí virados, podem comprar massa de compra do tipo quebrada)
1 embalagem de tofu fumado (eu usei bio, aliás uso sempre, embalado em vácuo dos que se guardam no frio)
2 cenouras bio
1 cebola roxa
4 conchas (de servir sopa) de grão-de-bico cozido
água da cozedura do grão qb
pitada de flor de sal (opcional)
azeite qb
pitada de açafrão
pitada de gengibre

Numa taça juntam o tofu fumado partido em cubinhos com cerca de 1 centímetro de lado, a cebola picadinha e a cenoura crua (previamente descascada) em cubinhos com cerca de meio centímetro.

cenoura, tofu fumado e cebola roxa
cenoura, tofu fumado e cebola roxa

Numa taça alta, com o auxílio da varinha mágica – como eu fiz – ou num processador, trituram 3 das 4 conchas de grão-de-bico com alguma, mas não muita, da água de cozedura, uma pitada de açafrão (para dar cor), uma pitada de gengibre (para aquecer um pouco) azeite a gosto (para dar algum aveludado ao preparado) e uma pitada de flor de sal (se usarem, eu não usei). Deve ficar uma pasta um pouco densa. Adicionam o restante grão e envolvem bem. Assim dão alguma textura ao recheio.

juntar a pasta de grão com os restantes ingredientes
juntar a pasta de grão com os restantes ingredientes

Juntam a pasta de grão com os restantes ingredientes e envolvem com delicadeza para não desfazerem o tofu. Nesta fase, podem juntar salsa fresca picadinha. Eu não tinha, por isso, nicles rebiques, na pas de salsa! ?

cortes laterais verticais na massa de pão
cortes laterais verticais na massa de pão

Forram uma forma retangular de bolo inglês com papel vegetal. Reservam.

Estendem a massa de pão com o rolo da massa, numa superfície enfarinhada, até obterem uma espessura de cerca de meio centímetro por todo. Deverá ter um formato retangular como o da forma a utilizar, deixando massa suficiente para forrar o fundo e as laterais da forma e ainda sobrar mais uma altura das laterais. Enchem a massa com o preparado de grão e tofu e, com a ajuda de uma espátula ou colher, alisam a parte superior.

Devem fazer cortes nas laterais da massa, a toda a volta como mostra a imagem de cima. Eu usei uma tesoura de cozinha.

onde está o meu pé?
onde está o meu pé?

Para fechar o folhado, comecem pelo lado menos largo do retângulo, puxando as tiras que cortaram para cima do preparado, tapando o recheio. Depois uma tira do lado direito sobrepõe as tiras iniciais, e uma tira do lado esquerdo sobrepõe a tira do lado direito, e assim sucessivamente. A ideia é que se cubram umas às outras tapando o recheio e fazendo uma espécie de cama de pão. Podem entrançar como vos apetecer. Eu usei a maneira mais básica de todas, acho! ?

a massa na extremidade fica com várias camadas
a massa na extremidade fica com várias camadas

Depois de tudo fechado podem pincelar a parte de cima com bebida vegetal. Eu esqueci-me! Ou azeite e ervas, ou azeite e alho se quiserem ser mais arrojados! ? Assim ficaria com um ar mais brilhante e douradinho.

Vai ao forno, pré-aquecido a 190º, cerca de 30 minutos ou até o pão dourar. Na dúvida dêem uma pancadinha na parte de cima do pão. Estará pronto quando a pancadinha for seca e a massa não amassar ao toque. O tempo de cozedura será (apenas) o de cozer o pão.

Servi com feijão verde cozido a vapor (da mini horta sem químicos do meu papá) e regado com azeite.

Comida simples, saborosa e reconfortante. Como podem ver na foto seguinte a massa ficou bem altinha na crosta. O pão ficou fofo e arejado, apesar de ser completamente integral. Pormenores como a cebola roxa dar um ligeiro sabor adocicado, a cenoura manter-se dura, por ter cozinhado pouco, e os grãos inteiros, que apareciam de vez em quando, fizeram a diferença. Este prato também vive muito das texturas. Foi muito elogiado pelos convidados (que éramos nós!) ?.

a foto não faz jus ao sabor
a foto não faz jus ao sabor

Depois de editar a receita fiquei cheia de vontade de voltar a fazer! Ai!!! ?

Nota: Se a pasta de grão for muito húmida a massa do pão pode receber alguma dessa humidade e não cozer bem na parte de baixo, ficando húmido e melado.

Dêem preferência ao tofu fumado que tenha poucos ingredientes. Há muitos no mercado com dúzias de ingredientes, quando, na verdade, tofu só precisa de grãos de soja, um coagulante como nigari e, neste caso que é fumado, fumo de uma madeira qualquer. O que uso, e gosto particularmente, é da Natursoy, compro no Celeiro, e tem fumo de madeira de faia. A maioria, se não todos os outros tofus fumados, tem pimenta e por cá não consumimos. ?


Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários