Bolo Rainha (vegan, sem açúcar)
Esta quarta, dia 22 de dezembro, estreei uma nova rubrica no projeto Amar Por Dois. No seguimento das LIVEs sobre Vidas Vegetarianas, em que converso com um convidado sobre a sua história de vida, nasceu agora a rubrica de Receitas Veganas também em direto. Desta vez o conceito é estar na cozinha com um convidado com quem já conversei nas Vidas Vegetarianas, ou então um novo convidado, fazendo uma receita 100% vegetal da minha autoria ou da autoria do convidado.
Uma nova rubrica dá sempre um nervoso diferente, nem sempre miudinho, tenho de confessar. Na quarta, antes de ir para o ar, estava de mau humor, um pouco implicativa (só um pouco) e insatisfeita (neste caso, muito insatisfeita). Mas depois de estar online tudo passou.
A Mónica Magalhães, cara do projeto Sangita Yoga Studio e amiga de longa data com quem estreei as LIVEs sobre Vidas Vegetarianas, fez-me companhia para vos mostrar a minha receita de Bolo Rainha vegano, sem açúcar, leite, ovos, manteiga, ou farinha refinada. Uma delícia de Natal 100% vegetal. Muito fácil de fazer.
Mas, como em todas as situações novas, houve peripécias fora do guião. Comecei a receita referindo a importância de se ligar o forno no início da preparação do bolo. Uma temperatura estável favorece a cozedura e consequente crescimento homogéneo do bolo. Imaginam o meu espanto e pânico qb quando, na hora de colocar o bolo a cozer, abro a porta do forno e sinto que não há qualquer calor a vir do seu interior. Sim… leram bem… nada de calorzinho. Mas como já tinha decidido que não iríamos esperar pelo bolo cozer para vos mostrar a sua cara linda em direto, porque a nossa receita/conversa já estava longa, não comentei… mas fervi. Ui, se fervi. Eu fiquei quente em vez do forno. 🤣 Por dentro só pensava «como é que vou cozer o bolo?! Que bela hora para avariar o forno!»
Depois de sairmos do ar confessei à Mónica. Foi risota total. Ela ainda tirou umas fotos bestiais de mim a ligar ao Lu (a minha bela cara-metade), que estava do outro lado da casa, 😁 a pedir socorro: «Amor, o forno não ligou… não percebo porquê!»
Ele veio em meu socorro de imediato e não havia mistério algum. Apesar de ter ido mexer nos botões para o pôr a funcionar não rodei um deles no sentido certo e pronto, não ligou. Mas nunca vem a calhar num direto. E é impressionante como estas coisas só acontecem quando não dá jeito.
Curiosamente, liguei-o já estava o bolo lá dentro e cozeu muito bem também. Por isso, podem sempre esquecer-se de ligar previamente que vai correr bem na mesma. 😜 Mas não me ouviram dizer isto.
Se preferirem uma boa conversa podem ver a receita do Bolo Rainha ao vivo na LIVE no canal do YouTube.
Subscrevam o canal e o blogue para estarem sempre a par das novidades. Ajudem-me a crescer. Por vidas mais livres, leves e cheias de sabor!
Bolo Rainha (vegan, sem açúcar)
Receita por Gabriela Sotto MayorTipo de refeição: Sobremesa, DocesCozinha: VeganDificuldade: Média11
Doses100
Gramas30
minutos25
minutos55
minutosEsta é uma receita bem simples. Pode não parecer quando se lê a lista de ingredientes, mas acalmem o coraçãozinho. Basta juntar os secos de um lado e os húmidos do outro. Depois misturar os dois e a magia acontecerá no forno. Simples assim. E ainda é uma delícia! Faz sempre sucesso. Mesmo em famílias não veganas, todos os feedbacks que recebo são maravilhosos. Por isso, vamos lá fazer um Bolo Rainha saboroso, saudável e sem culpa.
Ingredientes
- Secos
140g de tâmaras secas (descaroçadas, eu uso medjool)
350g de farinha de espelta integral + 60g (para acertar a textura da massa)
Para uma versão sem glúten em substituição das 350g de espelta:
87,5g polvilho doce (ou amido de milho, ou farinha de araruta, ou farinha de tapioca)
87,5g farinha de arroz (eu usei integral)
125g de farinha de aveia
15g de sementes de linhaça moída
20g sementes de psilium em pó- 1 cc de canela em pó
- 2 cc de fermento para bolos
- 1 ccf de bicarbonato de sódio
1 laranja (raspa)
1 limão (raspa)
- 50g de amêndoas com pele
30g de avelãs
50g de nozes
- 20g de bagas de goji
- 30g de sultanas
- 15g de sementes de abóbora
- 15g de sementes de girassol
- Húmidos
6cs de azeite de baixa acidez (70g)
250ml de bebida vegetal de soja
2 cs de rum (eu uso Habana Club)
- Para decorar
1 tâmara (descaroçada, eu usei medjool)
Alguns frutos secos (eu usei amêndoas e nozes)
2 cs de geleia de agave (ou arroz) + água qb
2 cs de coco ralado
Instruções
Forra-se um tabuleiro com papel vegetal. Reserva-se.
- Liga-se o forno a 180º C.
- Primeiro os secos
- Cortam-se as tâmaras (descaroçadas) em pedacinhos e colocam-se num processador juntamente com cerca de 100 g de farinha. Tritura-se até obter uma mistura fina.
Coloca-se numa taça e juntam-se os restantes ingredientes secos (farinha (só até perfazer as 350g), canela, fermento e bicarbonato), os frutos secos grosseiramente picados com uma faca, as bagas de goji, as sultanas, as sementes de girassol e de abóbora, assim como as raspas da laranja e do limão. Mexe-se bem para homogeneizar a mistura.
- Depois os húmidos
- Num copo à parte misturam-se os líquidos (azeite, bebida vegetal e rum). Verte-se esta mistura nos secos e envolve-se bem para incorporar todos os ingredientes. Adiciona-se a restante farinha aos poucos até deixar de colar na taça e obter uma massa moldável.
- Deita-se a massa no tabuleiro modelando em forma de coroa, isto é, com um buraco no meio (vai ajudar a cozer homogeneamente). Uso o indicador para fazer o primeiro furo e depois ambos os polegares para ir abrindo o centro com delicadeza.
- Para decorar
Decora-se com os frutos secos e com tirinhas finas da tâmara que se reservaram, pressionando um pouco à massa.
Mistura-se a geleia com a água e pincela-se a massa e os frutos colados.
- Leva-se a cozer no forno, pré-aquecido a 180o C, por 25 minutos ou até o palito/garfo sair seco quando picar a massa no seu centro. Retira-se do forno, colocando numa grade de metal para arrefecer. Ainda quente pincela-se o topo novamente com a mistura de geleia e água e decora-se com o coco ralado.