Couve kale salteada com cogumelos e arandos
A couve kale é pouco habitual aparecer em todos os supermercados, mas de vez em quando lá aparece, bem bonitinha e enrugada. É prima da couve-galega e também uma crucífera, trazendo consigo imensos benefícios protetores para a nossa saúde. Os vegetais crucíferos são ricos em antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais e são fundamentais numa dieta que preconiza uma alimentação saudável, como a desta casa. No artigo do blogue intitulado «Brócolos ao poder» podem conhecer todos os benefícios destes legumes.
É chatinha para lavar, porque temos de lavar cada folha individualmente e esfregar um pouco cada folha com os dedos para empurra/soltar a sujidade que possa existir. Mas vale bem a pena.
Couve kale salteada com cogumelos e arandos
Receita por Gabriela Sotto MayorTipo de refeição: Refeição principalCozinha: VeganDificuldade: Fácil4
Doses30
minutos15
minutos200
GramasNum wok, em lume médio alto, coloquei um fio generoso de azeite, açafrão, pitada de pimenta preta e de pimentão doce. Mexi para misturar os temperos. Juntei 3 dentes de alho laminados. Mexi de novo. Adicionei as couves bem lavadas e um copo de água. Fui mexendo sempre envolvendo as couves com os temperos e com o líquido. Em poucos minutos foram murchando. Nesta altura juntei cogumelos brancos laminados e continuei a mexer. Senti falta de algum contraste e então juntei meia dúzia de cajus e uma mão bem cheia de arandos desidratados. Envolvi mais um pouco até os cogumelos murcharem também. Quando o líquido for quase inexistente está pronto. Fora do lume junta-se o sumo de um limão espremido na hora. Mexe-se mais um pouco e serve-se bem quentinho.
Ingredientes
3 dentes de Alho
Fio generoso de azeite
500 gramas de couve Kale
1 copo de água
um punhado de cajus
250 gramas de cogumelos brancos
1 punhado de arandos
1 limão
Instruções
- Etapa 1
Num wok, em lume médio alto, coloquei um fio generoso de azeite, açafrão, pitada de pimenta preta e de pimentão doce. Mexi para misturar os temperos.
Juntei 3 dentes de alho laminados. Mexi de novo.
Adicionei as couves bem lavadas e um copo de água. Fui mexendo sempre envolvendo as couves com os temperos e com o líquido. Em poucos minutos foram murchando.
Nesta altura juntei cogumelos brancos laminados e continuei a mexer. Senti falta de algum contraste e então juntei meia dúzia de cajus e uma mão bem cheia de arandos desidratados.
Envolvi mais um pouco até os cogumelos murcharem também. Quando o líquido for quase inexistente está pronto.
Fora do lume junta-se o sumo de um limão espremido na hora. Mexe-se mais um pouco e serve-se bem quentinho.
Notas
- Nós comemos com redom (restos do dia anterior): arroz de açafrão e tofu em cama de curgete estufada.
- Servi a acompanhar restos do dia anterior Estava uma delícia! O doce dos arandos contrastaram muito bem com o sabor intenso do alho, a ligeira acidez do limão e o aroma dos cogumelos. Não sobrou nada. Fiz couves para 4, mas nós os dois acabamos com elas num instante.