Lacinhos com feijão e couve roxa
Para quem não tem tempo, cozinhar tudo num tacho, sem sujar muita loiça, é muitas vezes um sonho. Já vos trouxe há uns tempos receitas assim, as conhecidas também como one pot. Tenho aqui no blogue uma versão de one pot com massa e outra com batata.
Esta massa com feijão é mais uma possibilidade neste universo do one pot, ideal para diminuir o trabalho no momento de arrumar a cozinha.
Lembram-se do feijão que os meus miúdos debulharam com o avô? Fiz esta massada com ele.
Desta vez usei as mãos como medida. Quando juntam as mãos, em conchinha pelos mindinhos, para beber água no riacho, estão a ver? É dessa medida prática que vos falo. O feijão, depois de lavado e demolhado foi para o tacho. Duas mãos de feijões, juntaram-se a 1 cebola doce picada, 1 mão de couve roxa picada, 1 mão de tomates cherry partidos em quartos, duas mãos de massas de lacinhos e 4 dentes de alho picados.
Cobre-se com o dobro da água, junta-se um fio generoso de azeite, uma colher de sopa de ervas de Provence e uma pitada de sal. Deixa-se ferver e reduz-se a temperatura. Cozinha em lume médio por 40 minutos. Enquanto esperam que fique pronto podem ir brincar com os miúdos, ver um filme, ler um livro… Eu trabalhei enquanto esperava.
Curiosamente, e contra todas as hipóteses, a massa ficou muito bem, com textura agradável. Imaginei que pudesse ficar cozida de mais, mas não. Estava ótima.
A couve roxa deu uma cor fantástica ao prato. Não ficou lindo?
Nota: As ervas de Provence que temos cá por casa têm tomilho, alecrim, segurelha e orégãos num só recipiente. Podem comprar já misturado ou fazer em casa e aí a proporção entre as ervas ficará ao vosso gosto.
Ideias fantásticas
? Obrigada, minha querida. ❤️
Que prato tão colorido ♥️ ♥️ ♥️
Obrigada. ❤️ E a foto nem lhe faz jus. ?