Molho de couve-flor em empadão de feijão-manteiga com macarrão

Quase nem dá para acreditar na maravilha que ficou este molho. Exageradamente bom. Apetitosíssimo. Inexplicavelmente delicioso.

Comecei a preparar o jantar na hora de almoço. Tinha feijões cozidos da noite anterior e queria apresentá-los de forma diferente. Ainda me lembrei de fazer burgers, mas quando vi a couve-flor a espreitar no frigo pensei em molho e pronto, tinha de sair alguma coisa de forno numa assadeira.

Fiz uma pasta/mistura de feijão-manteiga com cenoura, cebola, salsa, maçã, cajus, alho e pimentão doce. Utilizei o processador por duas vezes. Na primeira vez coloquei todos os ingredientes da pasta/mistura de feijão menos o feijão e os temperos. Triturei grosseiramente. Reservei numa taça grande. Depois triturei os feijões com alho em pó e pimentão doce. Juntei à taça do primeiro preparado e envolvi bem.

foi ao processador
foi ao processador
juntei as duas misturas
juntei as duas misturas
espalmei bem
espalmei bem

Espalmei essa pasta/mistura numa assadeira de pirex e levei ao frio até pouco antes da hora de jantar.

Na hora de jantar cozi massa macarrão riscado, apenas até ficar al dente. Escorri a água e reservei. Enquanto a massa cozia preparei o molho de couve-flor cozendo pequenos floretes (mesmo pequeninos para ajudar na cozedura ou, até, completamente triturados) com bebida vegetal de aveia (com cálcio e sem açúcares adicionados). Temperei com alho em pó, um fio de azeite e uma pitada de flor de sal. Cozeu por 7 minutos em lume alto. Depois de desligado juntei a levedura nutricional e triturei tudo até obter um creme fluido e sedoso. O cheiro que ficou pela casa foi divinal. O meu mais velho até parou de fazer os trabalhos de casa para vir cheirar.

De seguida foi só colocar a massa cozida por cima da pasta/mistura de feijão que já tinha espalmado na assadeira e cobrir com o molho todo. Foi ao forno pré-aquecido a 200º até dourar.

pasta de feijão com massa por cima
pasta de feijão com massa por cima
molhanga a cobrir a massa
molhanga a cobrir a massa
molhanga douradinha
molhanga douradinha

Estava qualquer coisa!

Eu não gostei por aí além da pasta/mistura de feijão, mas os miúdos comeram muito bem. O molho, esse sim, eu achei digno de partilha. Mesmo delicioso!

Se forem experimentar (façam, façam que vão ficar rendidos) podem usar uma qualquer outra base de que gostem: feijões cozidos sem mais nada, estufadinho de lentilhas, legumes assados (que assariam previamente e só depois colocariam a massa e o molho), etc. Em vez de massa, aposto que ficaria bem arroz coberto de molhanga de couve-flor. São várias as hipóteses. Qualquer uma delas ficará elevada com o molho de couve-flor que vos trouxe.

camadas de sabor
camadas de sabor

O meu mais velho não gosta de couve-flor. Enquanto comia desfez-se em elogios e eu aproveitei para lhe dizer de que era feito o molho. Ficou estupefacto, mas continuou a comer com a mesma vontade!

ficou um assombro

Para a pasta/mistura de feijão vão precisar de:
150g de cebola doce
20g de salsa fresca
215g de cenoura (eu usei bio)
95g de maçã (eu usei gala)
100g de caju natural cru
900g de feijão-manteiga cozido
Alho em pó qb
Pimentão doce qb

Para a massa vão precisar de:
500g de massa macarrão riscado (eu usei de espelta bio)
Água qb

Para o molho vão precisar de:
350g de couve-flor
500ml de bebida vegetal de aveia (sem açúcar)
1cs de alho em pó
Pitada de flor de sal
Fio de azeite (eu uso de baixa acidez, o primeiro azeite do bebé)
100ml de levedura nutricional *

* A levedura nutricional ou Nutritional Yeast é um alimento natural obtido a partir da fermentação do melaço. É uma levedura inativa feita a partir da Saccharomyces cerevisiae. É muitas vezes considerada um superalimento pois é rica em proteínas, fibras, vitaminas (principalmente do complexo B), minerais (como o ferro, zinco, magnésio, entre outros) e antioxidantes. É um alimento sem glúten, sem açúcar, sem ingredientes de origem animal, sem aditivos, sem conservantes, sem aromas ou corantes artificiais. Soma-se a isto tudo um leve travo a nozes e a queijo. Uma força da natureza! Pode ser usada para polvilhar pratos salgados ou doces. Fica boa na sopa, nos estufados, em pratos de massa, em papas de pequeno-almoço… A sua utilização não tem fim.

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários