Mousse de framboesa
Se quiserem impressionar a vossa mamã, no Dia da mãe, façam um bolinho simples e cubram com esta mousse de framboesa. É muito fácil de fazer e dá aquele toque especial a qualquer bolo e, neste caso, à ocasião.
Este bolo foi feito para o aniversário de uma amiga, a Mónica. Ela não se definiu em relação ao sabor do bolo então tive liberdade para inventar. Mesmo como eu gosto! Fiz bolo simples de aveia e tâmaras com alguns mirtilos perdidos pela massa.
Esta cobertura maravilhosa é ótima para comer à colher!
Vão precisar de:
400g de framboesas congeladas
3 a 6 colheres de sopa de um adoçante líquido vegetal (geleia de agave, xarope de ácer, etc.)
1 pau de canela
1 cs de amido de milho (ou de tapioca ou de araruta)
1 cc de ágar-ágar em pó
2 cs de água
1/2 pacote de natas vegetais para bater
1 cc de sumo de limão
Num tacho juntam as framboesas congeladas, a geleia de agave e o pau de canela e levam a cozer em lume brando por 10 minutos.
Dissolvem o amido de milho nas colheres de água e juntam ao preparado no tacho. Juntam também o ágar-ágar. Mexem bem até engrossar. Retiram o pau de canela e trituram com a varinha mágica até que fique com uma textura lisa. Deixam arrefecer (muito importante).
Batem as natas com o sumo de limão até ficarem volumosas e firmes. Adicionam às natas o preparado de framboesas e batem mais um pouco até homogeneizar a cor.
De seguida é só cobrir o bolo usando uma espátula. Se levarem ao frio ficará ainda mais firme, porque nesta fase o ágar-ágar ainda não teve oportunidade de fazer a sua magia.
Se sobrar alguma mousse podem guardar no frigorífico em potinhos pequenos e ir comendo à colher nos próximos 4 dias.
Feliz Dia da mãe!