Ervas e especiarias – pózinhos mágicos

As ervas e as especiarias são muito poderosas. Desengane-se quem pensa que só existem para dar sabor aos nossos pratos. Sim, também tornam tudo o que cozinhamos muito mais atrativo, colorido e imensamente saboroso, mas têm maravilhosos poderes curativos. É mandatório carregar as nossas refeições com pózinhos mágicos para mantermos a máquina que é o nosso corpo sempre funcional e feliz.

Sugestão de acompanhamento para o jantar de hoje: batatas vermelhas assadas com pózinhos mágicos.

Vão precisar de:
Usei 6/7 batatas vermelhas grandes.
1 fio de azeite generoso
1 cc bem cheia de tomilho
1 cc bem cheia de alho em pó
1 cc bem cheia de pimentão doce fumado
1 cc bem cheia de açafrão
Pitadinha de amor

Lavei as batatas muito bem e parti-as aos palitos não muito finos, mais ou menos da espessura de um dedo médio (dos meus). Coloquei-as numa caixa grande com tampa, reguei-as com o fio de azeite, fechei a caixa e abanei com vontade para o azeite se distribuir. Numa tigela coloquei as ervas e as especiarias e misturei-as com o auxílio de uma colher. Abri novamente a caixa e coloquei a mistura de ervas e especiarias. Fechei a caixa e abanei mais uma vez para que todas as batatas corassem com os temperos. Ficaram lindas! Já viram a foto?

Batatas e temperos dentro de um tupperware bem fechado e bem abanado, para tudo se misturar.
ai o cheiro bom!
As batatas ficam brilhantes e cheirosas.
tão lindas!

Num tabuleiro forrado com papel vegetal distribuí-as lado a lado para que não se tocassem e pudessem assar sem amolecer. Foram ao forno a 190º até dourarem e ficarem um pouco enrugadas. Provavelmente 45 minutos ou mais. Tenho de confessar que não tomei atenção ao tempo total.

Fiz também um molho de curgete com tomate seco saborosíssimo onde molhamos as batatas. Todos tivemos autorização para comer com as mãos! ? Uma espécie de batatas assadas com molho de maionese, só que não! As crianças disseram maravilhas da comida. Várias vezes durante a refeição fizeram comentários prazerosos e comeram imenso! ?

Estas batatas assadas ficam ótimas com qualquer molho à vossa escolha.
molhanga com cara de sopa
Usei molho de curgete estufada, uma maravilha.
hmmm!

Fica a sugestão. Acompanhem com o que gostarem mais. Molhos saudáveis de legumes, estufados de feijão, tofu salteado, saladas variadas. À escolha. Acreditem, as batatas são ótimas temperadas assim!

Informação nutricional dos pózinhos mágicos usados:
O tomilho é rico em cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro e vitamina C (entre outros).
O alho em pó é um poderoso anti-inflamatório, graças à alicina. É rico em potássio, fósforo, magnésio, cálcio e selénio e em vitaminas B6, E e K (entre outros).
O pimentão doce, graças à capsaicina, é outro anti-inflamatório e antioxidante. É rico em potássio, fósforo, magnésio, Beta caroteno, vitaminas A e K (entre outros).
O açafrão é obrigatório consumir. É anti-inflamatório, antioxidante, anticancerígeno, antimicrobiano e cicatrizante. Para além disso tem potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, vitaminas E, C e B6 (entre outros).
FONTE: USDA FoodData Central

Outros artigos

0 0 votos
Avaliação
Subscrever
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários