Pastéis de feijão-vermelho
O desperdício de comida é imenso pelo mundo fora. Por vezes, começa mesmo em nossa casa, sem que nem sempre nos demos conta. Os pastéis que vos trago hoje, são um aproveitamento de restos que tinha no frigorífico do dia anterior.
Tinha assado batatas na noite anterior e a quantidade que sobrou só dava para 2 pessoas e nós somos mais. Não gosto muito de oferecer comida diferente aos miúdos, porque é abrir uma porta para reclamações. Ora porque queriam a do outro, ora porque exigem saber porque é que o que têm no prato lhes calhou a eles e não ao outro. Já estão a ver, não é? É dar motivos para discórdia com coisas tão simples. Então, prefiro aproveitar e transformar aquele resto numa outra bela refeição, desejada por todos.
Para estes pastéis vão precisar de:
580g de feijão-vermelho cozido
275g de batatas assadas
1 cebola doce
3 cenouras (bio)
1 mão de cajus
1 molho de salsa fresca
Num processador juntam a cebola, as cenouras aos pedaços (para ajudar o processador), os cajus e a salsa. Trituram até conseguirem uma massa granulada miudinha. Transferem para uma taça.
Depois juntam no processador o feijão e as batatas. Trituram até obter uma pasta. Podem precisar de raspar as paredes do processador para ficar mais homogéneo. Eu gosto de deixar alguns feijões por desfazer, sempre dá uma textura mais interessante na hora de comer.
Juntam esta pasta ao preparado anterior e envolvem bem para homogeneizar.
Com o auxílio de duas colheres de sopa formam bolinhos ou pastéis e colocam-nos num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Vão ao forno por 25 minutos a 190º, ou até dourar. São macios e desmancham-se com facilidade, por isso sugiro que deixem arrefecer ligeiramente antes de os retirar cuidadosamente com uma espátula.
Servi com brócolos cozidos a vapor e tomate às rodelas.
Fizeram sucesso. O mais novo não aprecia comer comida processada. Digamos que gosta de ver os feijões inteiros. Mas provou e comeu sem reclamar. ? O mais velho comeu e repetiu, dizendo que eram muito bons e desejando que no dia seguinte pudesse levar para a escola. ?